terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

prévias

para bom entendedor de carnaval, as prévias estão entre o melhor da festa.

vamos confraternizar dicas do que há de mais mais e desfrutar desse mês que precede os quatro dias de insana felicidade.

pelamordedeus contribuam e postem o que sabe.

a ideia é divulgar as não tão óbvias como acho é pouco, treloso e etc. vamos falar sobre outras que são incríveis e que são frequentadas por quem ama o carnaval e não apenas a badalação de festas com hiperpopulação e programações duvidosas (75 reais para ver monobloco???). diga-se de passagem a prévia do quanta ladeira ano passado, acabou a cerveja e fecharam os quiosques sem explicação deixando o público com inúmeras fichinhas na mão... e se alguém chegar aqui para falar do ensaio do patusco tá expulso do blog.

bom. agora quero falar do que gostaria de frequentar esse ano. festa com pessoas de olhos fechados gritando os cânticos, suores descendo sob esse sol duzínferno, de velhinhos rasgando no frevo, de dores nas pernas nos dias seguintes.

1

ensaio da orquestra da pitombeira.
imagine uma orquestra com aproximadamente uns 20 metais. os caras tocando na maior empolgação e tudo dentro do espaço apertado e quente da pitomba em olinda. fui domingo passado. fechei os olhos e dancei. um senhor passou me deu um abraço e bateu no meu peito. outro a minha frente dava aula de frevo, um dos componentes da orquestra era um senhor tocando um oboé, acho. enquanto a turma olhava as partituras ele solava feito um sabiá delirante. simplesmente incrível.
todos os domingos a partir de 13h na sede da pitombeira na rua 27 de janeiro nas olandas.

2

nem sempre lili toca flauta
esse chega é difícil falar. bloco predileto da minha tia vânia. imagina um bando de músicos sentados numa mesa grande tocando frevos canções e outros mais. aliás uma vez tava lá e o cara do acordeão tocou uma música, o jovem ao lado dele acompanhou no violão e uma pá de gente não sabia qual era a música. aí acabou e eu gritei: lindo. amarcord! é... eles tocaram a trilha de nino rota do filme de fellini... digressões. adoro. e ainda tem umas mulheres em pé cantando as músicas. e onde? onde??? no mercado da boa vista. meu mercado predileto para tomar uma cerveja de dia.
agora a minha falha... não sei quando é a prévia :(  ajuda!!!!

3

já mais famosa, mas ainda assim interessante.
bloco dos barba (será que é esse o nome??) no poço da panela, no mesmo dia do bloco do talo (é esse nome também?). normalmente no sábado a tarde, no mesmo dia da sala da justiça.
o diferencial, além de ser no poço da panela, é que fica todo mundo na rua e passam uma pá de blocos, troças, maracatus e etc por lá. eu gosto :) e você ainda brigando por uma cerva gelada em seu ... deus como é o nome dele... ai jesus... lembro nos comentários.
eu ainda fico na casa do amigo tomás, que reúne a turma do grupo de percussão quebra baque, que eu fazia parte. tomo uma e mato a saudade dos amigos. eles ainda saem tocam nas ruas do poço no meio da tarde.

por enquanto é isso. vamos lá povo. ajudem a fazer meu carnaval melhor :)

22 comentários:

  1. Pablinho! A prévia do lili é domingo, dia 27. Ao meio dia esteja lá tomando uma cerveja bem gelada em homenagem a quem não vai poder estar.
    um xero!
    dan.

    ResponderExcluir
  2. cadê a prévida do FIQUE NA SOMBRA, my bróder?! e o bar dos barbas é o bar de SEU VITAL, o cara mais simpático do poço da panela.

    ResponderExcluir
  3. SEU VITAAAAAAAALLL. Dificuldade de lembrar o nome dele. hahahaha. Danda minha linda. Estarei lá no lili me acabando e em sua homenagem entornando touuudas.

    ResponderExcluir
  4. não se pode esquecer da festa do i love cafuçú. dia 25 no clube internacional com luiz caldas. sei que já é mais famosa, mas tenho que falar dela, é uma das minhas prediletas. vou de Demar, o borracheiro pelo terceiro ano consecutivo ;)

    ResponderExcluir
  5. F. ainda tá em tempo da gente fazer o encontro do Fique na Sombra. A camisa ficou pronta e vamos botar para moer. Vou conversar com os amigos e pensar num dia e local para esse encontro e o "acerto de marcha" dos guarda-sóis!!!

    ResponderExcluir
  6. Pra que gosta de bloco lírico tem os ensaios do Bloco Cordas e Retalhos todos os sábado no bar do Mamulengo, na praça do Arsenal da Marinha.
    É lindo! E a orquestra de primeira linha.
    A cerveja é gelada, 600 ml, mas acho caro demais para R$ 4,50. Mas tem uísque!!

    ResponderExcluir
  7. A do Fique na Sombra tem que rolar!

    ResponderExcluir
  8. O Quanta Ladeira esse está pior foi divulgado na imprensa que seria um show deles no Baile Imprensa que Entra, depois de vender os ingressos, o Luciano Queiroga na comunidade do Orkut postou um comentario que ao meu ver devia ser divulgado também, pois no dia vai rolar confusão :

    "QUANTA NO IMPRENSA
    Aviso aos da Rua dos Navegantes : a nossa participação no Imprensa Que Entra se restringirá a coletiva de imprensa , como está sendo anunciado . Não vai rolar música nova . Aliás , não vai rolar música nenhuma . Passar bem .

    Quem comprou ingresso achando que ia rolar show do Quanta, ainda dá tempo de pegar o dinheiro de volta ... aliás, SHOW do Quanta !!??? uhauahuahuahuahuahuauaaaaaa !!! "

    ResponderExcluir
  9. Ia falar "Dos Barba", mas tu já se antecipou. No mesmo dia, também rola o "Amantes de Glória" na Boa Vista. Tá ficando mais pop, mas ainda tem frevo do bom.... lá na Boa Vista!

    ResponderExcluir
  10. morena, e o amantes é no mesmo dia dos barba? certeza? e olha que legal povo: http://carnaval.olinda.pe.gov.br/

    ResponderExcluir
  11. morena o amantes será dia 19 no bar pirata da boa vista, perto do salesiano. vou dar uma checada na dica de Desirre. E fico curioso para saber quem é o anônimo. mas achei petinente o comentário dele super importante.

    ResponderExcluir
  12. Dêde é conhecedora do assunto. hehhehe
    O amantes era sempre no mesmo dia da SJ, acho que esse ano anteciparam. Melhor que dá pra ir pros dois ;)

    ResponderExcluir
  13. O Fique na Sombra no dia 26 na prévia do Pinto da Madrugada em Maceió vai acontecer somente com os participantes estrangeiros... Com o I love Cafuçu e outras festas no mesmo fim de semana, vai ser difícil tirar a diretoria de Pernambuco. Eu Acho é pouco, depois vão ficar tudo morgado e cansado no carnaval.

    ResponderExcluir
  14. Pablo,
    cadê essa prévia do Fique na Sombra??? Cadê as camisas???
    diga logo... pq se não for rolar, a gte faz a do Bloco da Gréa Anárquica Curta a Sombra.
    E de antemão lanço a Campanha: Arthur Moraes para Presidente do Fique na Sombra - Carnaval 2012 e 2013.
    Plataforma de Campanha:
    1.Destituição de todo e qualquer forma de poder ilegalmente constituído - inclusive o cargo de Presidente.
    2. Volta imediata do caráter comensalista do Fique na Sombra
    3. Extinção imediata de Estandarte e afins
    4. Camisas produzidas em seu tamanho usual
    5. Valorização da gréa e do anarquismo
    6. Trazer de volta ao seio da agremiação os seus fundadores históricos, que foram relegados ao ostracismo durante a atual gestão
    7. Instituir o "Frevo nº 2 do Recife" como hino Sentimental do Fique na Sombra

    ResponderExcluir
  15. A prévia do Amantes é sempre no dia do Guaiamum Treloso, galeris... o q é bom, pq a multidão vai pra o GT e só os legais vão pro Amantes.

    ResponderExcluir
  16. Putz!!!! Que inveja de vocês... Quanta saudade dos meus carnavais em Olinda e Recife... E as prévias, então? Tem melhor, não. Me acaaaaabava.
    Curtam bastante que é bom demais!

    ResponderExcluir
  17. Danda. Amantes será dia 19 mesmo. Lá na Boa vista no Bar Pirata. Confirmado. A sala é dia 26.
    Vamos a Rafa:
    A arte da camisa do Fique está pronta.As camisas devem estar prontas por volta do dia 25 de fevereiro.
    Estamos sim discutindo sobre a prévia. Ideias?
    Quanto a candidatura de Artur. Sou totalmente a favor. Só falta convencer ele.

    Pontuando:
    1. Se não fosse o trabalho do grupo da diretoria o bloco tinha parado de sair nos últimos três anos.

    2. O bloco deixou de ser comensalista? a questão é quem chega junto. Aliás, vossa senhoria quando reclamou da camisa do bloco determinado ano, disse que seria responsável pela produção do ano seguinte e....??? sumiu da parada... humpf.

    3. Nunca tivemos estandarte... como extinguí-lo?

    4. Já taz mago. Deixa de frescura.

    5. Concordo plenamente.

    6. seio de quem? ora. todo mundo continua presente no bloco e resolvendo as coisas do dia a dia. documenteção na prefeitura (Gio, Bane, Cau e Marinho), comprar guarda-sóis (Pablo), guardar os mesmos (Cau e Pablo), arte (Miro) e encomendar a camisa (Pablo, Gio, Cau e Bane). Vender as camisas (Dominique já ligou para saber). Notou que as pessoas são do grupo dos fundadores?

    7. lindo. acrescento que precisamos escrever e musicar o nosso hino oficial.

    reafirmo, caro rafa, que a oposição é muito frutífera para nossa gestão e que suas ponderações sempre serão colocadas em pauta. apenas nos estimulam na busca de sloluções criativas para melhorar nosso bloco.

    e acho que o curta a sombra seria ótimo, pois foi assim com o siri na lata, o guaiamum treloso e caranguejo no caçuá. um dissidindo do outro.

    e digo que estaria presente no curta para tomar uma cerva com você.

    aliás, cerveja mais tarde no centro cultural luiz freire ouvindo pouca chinfra. te vejo lá.
    bj

    ResponderExcluir
  18. Pablo, pense e pondere com carinho. Festa da sala é muito cheia. Estou movimentando para sairmos com um grupo grande no dia 26 em Maceió com o Pinto da Madrugada (são 12 orquestras de frevo ao longo de toda a orla de Maceió). Como o lance é muito quente, vendi a idéia do Fique na Sombra. Gostaria muito que você e os demais do bloco estivesse aqui para não se fazer nem dissidência e nem clonagem de bloco. Vem pra cá, vém!

    ResponderExcluir
  19. Porra Hilário. é boa ideia sim. eu não vou pra sala não, mas talvez filme nesse dia.. Vamos nos falando meu querido. E agite mesmo o fique na sombra maceió. e essas 12 pessoas tem que ter pelo menos 3 guarda-sóis hein? ;) abraço.

    ResponderExcluir
  20. Como vai ser o nome dessa dissidência alogoana do Fique na Sombra? Sombra no Pinto??? heheheheh
    Pablo,
    Só para esclarecer alguns pontos:
    2. Quando falo do caráter comensalista do bloco, quero dizer que a ideia inicial era promover uma grande "orgia" anárquica durante o carnaval, fazer com que o bloco circulasse dentro dos outros blocos de Olinda. Não quis falar de quem chega junto na organização... Mas, enfim, neste ponto sou voto vencido... Apesar de não gostar da democracia, vivemos nela heheheheheh.
    3. De fato. Graças ao árduo trabalho da oposição, nunca tivemos o estandarte. Isso não quer dizer que essa ameaça nunca existiu – todos os anos este desejo de alguns poucos volta à tona - vários elementos da atual diretoria clamam por este adereço desagregador.
    6. Para você ver como está errado: Fiquei muito triste por receber as informações do bloco (concentração, saída, camisas, etc) através de um e-mail encaminhado. E mais triste ainda pq não fui só eu, mas muito dos fundadores históricos. Fomos colocados às margens do bloco. Deixe de demagogia!
    Caríssimo, reafirmo que, apesar das minhas muitas divergências com relação a lisura da atual administração, estou no bloco para contribuir e as minhas colocações são para que a diretoria ilegalmente constituída, no seu ímpeto de fama e sucesso, não se esqueça das bandeiras do bloco e que não acabe, assim, desviando o Fique na Sombra do seu trilho.
    Por fim, chegando às beiras do momento maior do bloco, a oposição encerra momentaneamente as críticas, pensando no bem da agremiação e no sucesso da saída no sábado de Zé Pereira. Desejamos sucesso a você, e em seu nome a todos os membros da diretoria, na nobre empreitada deste ano.
    De antemão, porém, reafirmamos que, tão logo tenha fim o período momesco, colocaremos nosso “bloco na rua” para fazer com que o Fique na Sombra retome o caráter anárquico sonhado por seus fundadores e entusiastas. Desejo a você lucidez para que consiga guiar o bloco a um caminho frutífero, pois o pesadelo de todos os fundadores é que ele vire um dos tantos blocos que, graças à sede de grandeza de suas diretorias, viraram verdadeiros Ciclopes desalmados.
    Abraços!
    “Aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador. O mal da grandeza é quando ela separa a consciência do poder.”“Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela”

    ResponderExcluir
  21. Ai Domingo de Carnaval o melhor bloco é o do Ceguinho! No carmo de Olinda, concentração às 10h. Esse eu não perco por nada!

    ResponderExcluir